Notícias

Bolsonaro anuncia benefícios para o Nordeste a partir da parceria com Israel

26/12/2018


Foto: José Cruz/ Agência Brasil

“A parceria Brasil-Israel que beneficiará nosso Nordeste está muito bem encaminhada”, garantiu Jair Bolsonaro nesta terça-feira (25), em uma publicação nas redes sociais. 

Na mensagem, ele anunciou que o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes visitará, já no próximo mês, instalações de dessalinização de água em Israel. 

O intuito é estabelecer parcerias com o país na área e beneficiar a região Nordeste do Brasil.

A pretensão é construir, ainda em janeiro, uma instalação piloto dos serviços para armazenamento e distribuição de água. E, assim, após testes e ajustes, estender o projeto para mais localidades.

“Pretendemos ainda em janeiro construir instalação piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar (...)” escreveu o Capitão, acrescentando que também foi estudado um teste da tecnologia que produz água a partir da umidade do ar, para escolas e hospitais da região. 

Abastecimento de água em Israel 

A escassez de água sempre foi um sofrimento para Israel. É que o país está localizado em uma região desértica, com clima entre tropical e semiárido e escassas fontes naturais de água doce.  

No entanto, tudo começou a mudar por lá desde que o governo decidiu investir pesado no estudo e avanço da tecnologia de dessalinização de água. Cerca de 80% da água potável consumida pela população israelense é proveniente do mar. As informações são do Renova a Mídia, leia mais. {LINK}a